MetodologiaInscriçõesAula demonstraçãoEntrar no site

Realização:



Centro Internacional
de Tecnologias de
Informação e
Comunicação em
Saúde

Parceria e Apoio:



Outros cursos:

Aprimoramento em Informática em Saúde

Home Page Instituto Edumed
Curso Presencial Intensivo

XXII Curso de Capacitação em Certificação de Registros
Eletrônicos de Saúde 

Coordenador: Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini

Centro Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde
Instituto Edumed

 24 e 25 de junho de 2017 (fim de semana)
Campinas, SP
 

NOVIDADE:
I Curso On-Line de Introdução à Certificação SBIS/CFM
 Informações e Inscrições
Veja também: V Curso Avançado de Certificação SBIS/CFM,
Campinas, 3 e 4 de junho de 2017. Informações e Inscrições

TopoObjetivos

O curso tem como objetivos principais:

  • Proporcionar uma introdução aos registros eletrônicos de saúde (RES) e seus aspectos de segurança, funcionalidade, estrutura e conteúdo, sob o enfoque da garantia de qualidade e certificação dos sistemas, de acordo com padrões internacionais.
  • Detalhar o processo de certificação de SRES promovido pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e Conselho Federal de Medicina (CFM), nas áreas de segurança básica, certificação digital, assinatura digital, estrutura, conteúdo e funcionalidade, segundo a versão atual, de uma maneira geral, e requisito por requisito, com comentários a respeito das mudanças em relação à última versão (V.3.3)
  • Proporcionar orientações e bases para entendimento do processo de auditoria de certificação da SBIS, e como as empresas desenvolvedoras e instituições usuárias de S-RES podem se beneficiar com a certificação de seus sistemas;
  • Proporcionar conhecimento introdutório para quem deseja se tornar futuramente auditor ou consultor nessa área, ou especializar-se em sua equipe interna.
Este curso é pré-requisito para os passos seguintes do
EduCert: Programa de Formação e Capacitação de Consultores
em Certificação de Registros Eletrônicos de Saúde.
Clique aqui para saber mais

Topo Público-Alvo 

O curso destina-se a todos os profissionais direta ou indiretamente envolvidos com projetos de registro eletrônico em saúde, prontuário eletrônico do paciente e troca de informações em saúde, como gestores e administradores de instituições de saúde, desenvolvedores de sistemas (gestores de TI, consultores, analistas de sistemas, analistas de negócios, programadores, etc) e profissionais clínicos interessados no tema.  Estudantes de graduação e pós-graduação em TI, informática biomédica, etc., também podem fazer o curso. 

Este curso já foi dado com sucesso por 19 vezes para mais de 290 participantes em Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. Veja abaixo a possibilidade de ofertas do curso fechado para empresas e instituições (in-company);

Topo Programa 

Os temas cobertos pelo curso são:

  • Introdução aos Registros Eletrônicos de Saúde (RES) e ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
  • Introdução aos padrões e normas técnicas nacionais e internacionais de segurança  e de qualidade em Informática em Saúde e certificação
  • Introdução básica à interoperabilidade dos SRES, seus padrões e tecnologias (HIE, IHE, HL7, terminologias, etc.)
  • Introdução à certificação de softwares de saúde
  • Introdução à segurança, proteção e confidencialidade dos RES e aos Certificados Digitais
  • Entendendo o processo de Certificação SBIS-CFM v.4
  • Análise dos Requisitos de Segurança e Certificação Digital de RES (NGS1 e 2)
  • Análise dos Requisitos de Estrutura, Conteúdo e Funcionalidades de RES (ECF)
  • Procedimentos para auditoria e certificação de RES pela SBIS, como preparar-se
  • A Versão 4 do Manual de Certificação e 2 do Manual Operacional: diferenças em relação à 3.3
  • Outras certificações de software em saúde, nacionais e internacionais. O futuro da certificação.
  • Como tornar-se um consultor ou auditor de certificação de software em saúde.

Assista a uma aula sobre o tema do curso, pelo Prof. Renato M.E. Sabbatini

Clique aqui para assistir

TopoMétodo de Ensino

O curso será ministrado de forma presencial, com aulas expositivas acompanhadas de slides e discussões períódicas com os participantes. Também serão realizados ao longo do curso vários exercícios de fixação de conceitos e procedimentos, e questionários ao vivo, de teste de conhecimento.

Todos os participantes devem levar algum tipo de computador portátil (notebook, netbook, tablet. etc.) habilitado para WiFi, pois a sala será equipada como rede wireless padrão, e várias atividades envolverão o seu uso pelos participantes.

TopoPré-Requisitos 

  • Ter conhecimentos básicos do uso de computadores, inclusive programa de processamento de textos (Word ou equivalente). Ter noções básicas de navegação, buscas e download de arquivos na Internet.
  • Ter um endereço individual de email, e acesso à Internet em banda larga para poder assistir às aulas de vídeo
  • Ter conhecimentos básicos e alguma experiência em registros eletrônicos de saúde e basea de dados.

Topo Realização 

O curso é organizado, promovido, realizado e coordenado didatica-pedagogicamente pelo Centro Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e educação a distância em ciências da saúde, com atuação no mercado desde 2000.

Topo Site do curso

Tela do site do cursoTodos os participantes inscritos terão acesso ao ambiente  do curso por um período de até 30 dias após o mesmo, mediante uma senha recebida na inscrição. O ambiente contém:

  • Slides das aulas 
  • Bibliografia recomendada 
  • Artigos de aprofundamento 
  • Imagens, vídeos, animações e diagramas didáticos 
  • Lista de recursos e links na Internet 
  • Lista de discussão para perguntas e dúvidas 
  • Questionarios interativos de avaliação do conhecimento
  • Exercícios e tarefas
  • Dados de contato dos outros participantes do curso
Clique aqui para entrar no site (apenas para alunos inscritos)

TopoCoordenação e Docência

Coordenador e docente:  Prof.Dr. Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, PhD, CPHIMS

Biomédico, graduado (1969) e doutorado (1977) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde foi professor e pesquisador por 15 anos. Professor adjunto aposentado da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas, onde criou e dirigiu duranet 20 anos o Núcleo de Informática Biomédica e a Área de Informática Médica da FCM. Membro fundador, atual Vice-Presidente e diretor de Educação do Instituto HL7 Brasil e da Associação IHE Brasil. Membro fundador titular, ex-presidente e ex-diretor de Educação e Capacitação Profissional da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Diretor presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde. Consultor em tecnologias de informação e comunicação em saúde. Diretor presidente da Sabbatini Consultores Associados., empresa especializada em consultoria em TI em Saúde e certificação de sistemas de registro eletrônico de saúde. Criador e coordenador do Programa EduCert de Formação em Certificação de Sistemas de Informação em Saúde. Profissional certificado na área de gestão de sistemas de informação em saúde pela Health Information Management Systems Society. Membro da American Medical Informatics Association (AMIA), HIMSS, American Telemedicine Association e Canadian Health Informatics Society (COACH).

Como um dos maiores especialistas brasileiros e consultor de certificação de SRES. o Dr. Sabbatini foi responsável pela preparação para a auditoria SBIS/CFM de muitas empresas e instituições entre 2010 e o presente, sendo mais de 58% de todas as empresas certificadas ou recertificadas até julho de 2016. Desde 2012 criou e ministra cursos de capacitação em certificação de SRES, em nível básico e avançado, pelo Instituto Edumed.

Home page: http://renato.sabbatini.com. Email: renato@sabbatini.com

O Prof. Renato M.E. Sabbatini declara que não é auditor oficial de certificação de S-RES da SBIS, e que portanto não é limitado por obstáculo ético para ministrar este curso pelo Instituto Edumed.

Topo Data e Local

Datas: sábado e domingo, 24 e 25 de junho de 2017.
Horário: 8:30 - 18:00 h

Carga horária: 16 horas presenciais e 8 horas a distância (total 24 horas)

Local do curso:  Instituto Edumed, Campinas, SP

TopoInvestimento e Inscrições

A inscrição no curso é individual e pode ser feita apenas pela Internet, clicando no botão abaixo.

  1. Atenção: Ao clicar no botão você já se comprometerá formalmente em fazer o curso, e será cobrado imediamente quanto ao valor do curso, a não ser que peça para emitir boleto de pagamento bancário..  
  2. É necessário ter um email individual do aluno que irá participar do curso.
  3.  O investimento para este curso é de R$ 1.360,00 (um mil trezendos e sessenta reais) para a inscrição individual. O valor total pode ser parcelado no cartão de crédito em até 12 vezes, e neste caso serão acrescentados juros sobre o preço acima. 
  4. Desconto para grupos: desconto para grupos de 2 ou mais participantes da mesma empresa ou instituição (valor por participante: R$ 1.280,00). Esta modalidade está disponível apenas para pagamento por transferência bancária, com o valor total à vista),. ATENÇÂO: NÂO clique no botão Inscrição abaixo. Ele serve apenas para o PagSeguro. Pague por transferência bancária e envie um email com comprovante e o nome e email do(s) participante(s) que deseja inscrever, para contato@edumed.org.br
  5. Conta para transferência bancária direta: Banco: Santander Agência: 3910 Conta Corrente: 13.003081-5 Razão Social: Webpraxis International Ass Cons Ltda. CNPJ: 03.184.756/0001-26

Clique aqui para saber maisO pagamento é realizado pelo sistema PagSeguro, por cartão de crédito, débito em conta, ou boleto. Trabalhamos com todos os cartões e os principais bancos, e também com pagamentos por boletos e por débito em conta. É um site UOL absolutamente seguro, que não comunica seus dados financeiros ao vendedor.

Outras informações importantes, leia com atenção antes de comprar o curso:

  1. Código do usuário e senha de acesso para o site do curso: após a secretaria acadêmica ter recebido seu pagamento, serão enviados pelo aluno, também por email. Por isso é muito importante assegurar-se que o seu email está correto, e informar também telefone(s) para contato.
  2. Atenção: Em caso de desistência em até 3 dias antes do curso começar, o valor pago será devolvido, deduzida uma taxa de 10% de custos administrativos e de cobrança. Depois deste prazo não haverá devolução.

  3. Em caso de dúvida ou problema. Contato: Dra. Silvia ou Dr. Renato. Tel (19) 3287-5958 no horário comercial. ou por email contato@edumed.org.br

TopoNúmero de vagas

Máximo: 20 (vinte) alunos. 

O Instituto Edumed se reserva o direito de abrir o curso apenas quando o número mínimo de 8 (oito) alunos for alcançado. Em caso de cancelamento do curso, o valor da inscrição pago será devolvido integralmente aos alunos, ou os mesmos poderão escolher outro curso de igual valor. 

TopoCursos In-Company 

O Instituto Edumed tem a possibilidade de ministrar este curso de forma fechada (in company) para empresas e instituições interessadas. Favor contatar a coordenação do curso no email abaixo, para maiores detalhes e uma cotação de preço.

CertificadoTopo Certificação

Todos os participantes que demonstrarem 100% de presença receberão um certificado de frequência ao curso, emitido pelo Instituto Edumed. Para receber o certificado de aprovação os participantes terão que tirar a nota mínima de 7 (sete) na média dada aos testes de avaliação do conhecimento, tarefas e exercicios propostos. A nota mínima de 8 (oito) habilita o candidato a participar da próxima fase do Programa EduCert de Formação e Capacitação de Consultores de Certificação. 

Clique aqui para ver uma amostra do certificado.


Copyright © 2017 Instituto Edumed
Atualizado em 15/maio/2017
contato@edumed.org.br