Objetivo Geral |
Este módulo tem por objetivo traçar um panorama
histórico geral da neurociência, agrupado pela sua linha de tempo e
pelos principais paradigmas e marcos conceituais, desde a pré-história
até a era moderna recente (século XX). |
Objetivos Específicos |
Após ter completado este módulo, o aluno será
capaz de:
- Discutir quais são as questões fundamentais
sobre a natureza da mente, de sua localização e funcionamento, e de seu
relacionamento com o corpo que têm preocupado o ser humano;
- Listar e descrever os seis principais períodos
da evolução histórica da neurociência, e explicar sucintamente o que os
paradigmas que os caracterizaram;
- Descrever as evidências de que muitas culturas
e civilizações antigas consideravam o cérebro como a sede da
consciência e do comportamento, especialmente as trepanações e textos
como o papiro de Edwin Smith;
- Dissertar sobre o papel da cultura grega
clássica (a partir de 500 AC) e dos filósofos das várias escolas na
compreensão sobre a mente, e especialmente sobre a sua sede (cérebro e
coração);
- Descrever a diferença entre as teorias
hipocráticas e aristotélicas sobre cérebro ou coração como sede da
mente, e dar exemplos de como o conceito aristotélico perdura até hoje
influenciando nossa linguagem;
- Explicar qual teria sido a razão de muitas
culturas considerarem erroneamente o coração como sede das emoções;
- Descrever a teoria grega dos humores, como se
aplica para explicar a função da mente, a partir de Aristóteles, e como
foi modificada pelos pensadores da Idade Média e da Renascença;
- Explicar porque os ventrículos foram
considerados por muito tempo como a sede da mente, e quais eram as
funções atribuidas a eles;
- Descrever a contribuição de Andreas Vesalius na
refutação da teoria ventricular da mente, e sua racional;
- Descrever as contribuições de René Descartes à
filosofia da mente e do corpo, e os modelos por ele propostos para a
ação reflexa, visão, sono e vigília, etc.
- Tipificar o início da era científica da
neurociência, descrevendo os principais marcos que a ela deram início:
bioeletricidade, localização cerebral, doutrina neuronal, teoria da
evolução e conceito de homeostase.
- Identificar os principais protagonistas desses
marcos e resumir as suas contribuições principais;
- Demonstrar como as conquistas do conhecimento
científico acerca do cérebro e da mente geraram aplicações práticas no
surgimento da psiquiatria científica;
- Definir quais foram os principais conceitos que
levaram ao desenvolvimento de métodos físicos para o tratamento de
doenças mentais, e quais foram os seus principais marcos históricos.
|
Roteiro de Estudo |
- Leia o objetivo geral da aula.
- Assista a aula expositiva no horário
marcado, e logo em seguida participe do batepapo on-line, e/ou:
- Assista a qualquer momento o video
da aula em vídeo sob demanda.
- Revise os slides da aula e leia o
artigo básico referente ao tema da aula (obrigatório)
- Leia artigos adicionais e visite os
sites recomendados, para seu maior aprofundamento (opcional).
- Leia a transcrição do bate-papo e os
ítens de portfólio disponibilizados por colegas.
- Releia os objetivos específicos e
verifique se conseguiu atingi-los. Estude novamente os itens que ainda
estão falhos.
- Participe das discussões, colocando
perguntas e comentários no Fórum de Discussão correspondente
- Responda aos questionários de
avaliação e envie para o professor (obrigatório).
|
Aula Expositiva |
Sabbatini, R.M.E.: Uma Visão Geral da
História da Neurociência. Vídeo formato WMV. 2 min. Trecho tirado da aula real, com 40 min de duração. |
Slides da Aula |
Sabbatini, R.M.E.: Uma Visão Geral da História da Neurociência
(32 slides) |
Interação |
A qualquer momento: Fórum de Discussão 01, no
site do curso. |
Leitura Básica |
Cosenza, R.M.: Espíritos, Cérebros e Mentes. Revista
Cérebro & Mente
No. 17, Dez.2002-Março 2003. |
Leituras Adicionais |
Milestones
in Neuroscience Research
(U. Washington)
A
Brief History of Neuroscience: About the Brain/Mind
Neurosurgical
Classic-XVII: Edwin Smith Surgical Papyrus.
Biografias:
René Descartes, Claude
Bernard, Paul Broca, Thomas Willis, David Ferrier, Egas Moniz |
Avaliação |
Questionário
de auto-avaliação do
aprendizado
Questionário
de avaliação formativa. |