Curso de Extensão Universitária

VesaliusIntrodução à
História da Neurociência

Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini
Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Aula I: Uma Visão Geral da História da Neurociência

Atenção: Esta é uma aula demonstração. Muitos dos links não estão ativos propositadamente
Para maiores informações e formulário de inscrição neste curso, acesse:
http://www.edumed.org.br/cursos/historia.html

Objetivo Geral Este módulo tem por objetivo traçar um panorama histórico geral da neurociência, agrupado pela sua linha de tempo e pelos principais paradigmas e marcos conceituais, desde a pré-história até a era moderna recente (século XX).
Objetivos Específicos

Após ter completado este módulo, o aluno será capaz de:

  1. Discutir quais são as questões fundamentais sobre a natureza da mente, de sua localização e funcionamento, e de seu relacionamento com o corpo que têm preocupado o ser humano;
  2. Listar e descrever os seis principais períodos da evolução histórica da neurociência, e explicar sucintamente o que os paradigmas que os caracterizaram;
  3. Descrever as evidências de que muitas culturas e civilizações antigas consideravam o cérebro como a sede da consciência e do comportamento, especialmente as trepanações e textos como o papiro de Edwin Smith;
  4. Dissertar sobre o papel da cultura grega clássica (a partir de 500 AC) e dos filósofos das várias escolas na compreensão sobre a mente, e especialmente sobre a sua sede (cérebro e coração);
  5. Descrever a diferença entre as teorias hipocráticas e aristotélicas sobre cérebro ou coração como sede da mente, e dar exemplos de como o conceito aristotélico perdura até hoje influenciando nossa linguagem;
  6. Explicar qual teria sido a razão de muitas culturas considerarem erroneamente o coração como sede das emoções;
  7. Descrever a teoria grega dos humores, como se aplica para explicar a função da mente, a partir de Aristóteles, e como foi modificada pelos pensadores da Idade Média e da Renascença;
  8. Explicar porque os ventrículos foram considerados por muito tempo como a sede da mente, e quais eram as funções atribuidas a eles;
  9. Descrever a contribuição de Andreas Vesalius na refutação da teoria ventricular da mente, e sua racional;
  10. Descrever as contribuições de René Descartes à filosofia da mente e do corpo, e os modelos por ele propostos para a ação reflexa, visão, sono e vigília, etc.
  11. Tipificar o início da era científica da neurociência, descrevendo os principais marcos que a ela deram início: bioeletricidade, localização cerebral, doutrina neuronal, teoria da evolução e conceito de homeostase.
  12. Identificar os principais protagonistas desses marcos e resumir as suas contribuições principais;
  13. Demonstrar como as conquistas do conhecimento científico acerca do cérebro e da mente geraram aplicações práticas no surgimento da psiquiatria científica;
  14. Definir quais foram os principais conceitos que levaram ao desenvolvimento de métodos físicos para o tratamento de doenças mentais, e quais foram os seus principais marcos históricos.
Roteiro de Estudo
  1. Leia o objetivo geral da aula.
  2. Assista a aula expositiva no horário marcado, e logo em seguida participe do batepapo on-line, e/ou:
  3. Assista a qualquer momento o video da aula em vídeo sob demanda.
  4. Revise os slides da aula e leia o artigo básico referente ao tema da aula (obrigatório)
  5. Leia artigos adicionais e visite os sites recomendados, para seu maior aprofundamento (opcional).
  6. Leia a transcrição do bate-papo e os ítens de portfólio disponibilizados por colegas.
  7. Releia os objetivos específicos e verifique se conseguiu atingi-los. Estude novamente os itens que ainda estão falhos.
  8. Participe das discussões, colocando perguntas e comentários no Fórum de Discussão correspondente
  9. Responda aos questionários de avaliação e envie para o professor (obrigatório).
Aula Expositiva Sabbatini, R.M.E.: Uma Visão Geral da História da Neurociência. Vídeo formato WMV.  2 min. Trecho tirado da aula real, com 40 min de duração.
Slides da Aula Sabbatini, R.M.E.: Uma Visão Geral da História da Neurociência (32 slides)
Interação A qualquer momento: Fórum de Discussão 01, no site do curso.
Leitura Básica Cosenza, R.M.: Espíritos, Cérebros e Mentes. Revista Cérebro & Mente No. 17, Dez.2002-Março 2003.
Leituras Adicionais Milestones in Neuroscience Research (U. Washington)
A Brief History of Neuroscience: About the Brain/Mind
Neurosurgical Classic-XVII: Edwin Smith Surgical Papyrus.
Biografias: René Descartes, Claude Bernard, Paul Broca, Thomas Willis, David Ferrier, Egas Moniz
Avaliação Questionário de auto-avaliação do aprendizado
Questionário de avaliação formativa.


Copyright 2003-2008 Renato Marcos Endrizzi Sabbatini
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e distribuição sem a autorização por escrito do autor

Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde