Metodologia
Dcoentes

Inscricoes

ContatoAula demonstração
Entrar no curso

Realização

Home Page Instituto Edumed

Opiniões de
Alunos:

"O curso foi de altíssimo nível e qualidade."

"O curso é imperdível 
para quem trabalha com saúde."

"Atendeu e superou
minhas expectativas"

"Me senti privilegiado
por ter aprendido
tanto em tão pouco
tempo, graças ao nosso Professor."

"A doação de conhecimentos do 
professor motivou em
todos o aprendizado constante" 

Leia opiniões de alunos do curso


 

Home Page Instituto Edumed

IX Curso de Verão de Capacitação
Docente e Profissional em Informática em Saúde

Curso Intensivo de Férias
Aprimoramento Universitário
Modalidade Semipresencial

Curso de Verão 2015: Clique aqui para informações

Carga horária:
62 horas presencial, 58 horas a distância. Total:140h

Fase Presencial: 
26 de janeiro a 1 de fevereiro de 2014
Campinas, SP

Coordenação Geral: Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD

Com módulo extra gratuito de preparação para a certificação profissional internacional CPHIMS

TopoObjetivos e Características


Assista a trechos de uma aula típica do curso, pelo Prof. Renato M.E. Sabbatini
Curso de alta excelência, voltado a instituições e empresas que desejam especialmente capacitar seus docentes, instrutores, etc.  na introdução de cursos e treinamentos voltados para a área de TICs em Saúde, bem como na fundação de grupos de P&D na área.Também é uma sólida introdução para quem deseja passar a trabalhar nessa área, como desenvolvedor, professor, consultor ou pesquisador

O curso tem uma programação equivalente à uma mini-especialização, mas dada intensivamente em apenas 6 semanas, sendo uma semana presencial
de forma intensiva e integral, e o restante à distância, através da Web.  É ideal para quem tem pouco tempo para adquirir rapidamente uma formação básica e muito abrangente na área. O certificado emitido é de um curso de extensão universitária, pelo Instituto Edumed.

No total, o curso contém 49 aulas, 29 demonstrações práticas, mais de 60 vídeos, 50 tarefas e exercicios práticos, quase 3.000 slides, e mais de 360 questões de múltipla escolha, sendo portanto o curso mais abrangente existente no Brasil hoje, em sua categoria.

Este curso foi dado sob a coordenação do Prof. Sabbatini 11 vezes entre 1989 e 2013, no Brasil e na Argentina, tendo formado cerca de 230 docentes e profissionais e levado à criação de cerca de 20 núcleos e grupos de informática biomédica nesses paises, sendo que grandes nomes da informática em saúde nacional tiveram a sua introdução ao tema e início de carreira neste curso. 

Neste ano
haverá um módulo extra gratuito para todos os participantes interessados, no sétimo dia, de preparação para o exame de certificação profissional CPHIMS (Certified Professional in Health Information Management Systems), promovido anualmente pela HIMSS (Health Information Management Systems Society), nos EUA.

TopoPúblico-Alvo 

Profissionais minimamente com curso de graduação em ciências da saúde ou em informática, engenharia e áreas afins, que pretendem atuar no ensino, pesquisa, implantação ou gestão de tecnologias de informação em entidades públicas ou privadas para a área da saúde. Excepcionalmente alunos de graduação dos últimos anos poderão ser aceitos

TopoPré-Requisitos 

  • Ser graduado em um curso superior (tecnólogo, licenciado ou bacharel), em curso reconhecido.
  • Ter capacitação básica no uso de computadores, inclusive programas de produtividade (Office ou similar), e noções de navegação, buscas e download de arquivos na Internet.

TopoRealização 

O curso é organizado, promovido, realizado e coordenado didatica-pedagogicamente pelo Centro Internacional de Tecnologias de  Informação em Saúde do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde  uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e educação a distância em ciências da saúde.

TopoPrograma 

A parte presencial do curso será ministrado em 13 períodos, em 6 dias sucessivos. Haverá um módulo extra, no sétimo dia, de preparação para o exame de certificação profissional CPHIMS (Certified Professional in Health Information Management Systems), promovido anualmente pela HIMSS (Health Information Management Systems Society), nos EUA.

O curso é organizado em doze módulos que cobrem boa parte do conteúdo de informática em saúde através dos seguintes módulos e aulas:

  1. Módulo: Introdução à Informática em Saúde
    • Introdução à Informática em Saúde
    • O Profissional de Informática em Saúde
    • Ética Profissional em Informática em Saúde
    • História da Informática em Saúde no Brasil e no Mundo
    • Fontes de Formação e Informação em Informática em Saúde
  2. Módulo: Prontuário Eletrônico do Paciente
    • Introdução ao Prontuário Eletrônico do Paciente
    • Segurança e Confidencialidade do Prontuário Eletrônico do Paciente
    • Gestão Eletrônica de Documentos em Saúde (GED)
    • Certificação de Registros Eletrônicos de Saúde
    • Prescrição Eletrônica, Solicitação e Controle de Exames Médicos
    • Prontuário Pessoal de Saúde
  3. Módulo: Padrões em Informática em Saúde
    • Introdução aos Padrões em Informática em Saúde
    • Padrões de Interoperabilidade de Registros Eletrônicos de Saúde
    • Padrões para a Arquitetura de Registros Eletrônicos de Saúde
    • Padrões de Intercâmbio de Informações em Saúde Suplementar
  4. Módulo: Processamento de Sinais e Imagens Médicas
    • Introdução ao Processamento de Sinais e Imagens Médicas
    • Modalidades de SInais e Imagens Médicas
    • PACS: Sistemas de Armazemento e Comunicação de Imagens
    • Técnicas de Processamento de Sinais e Imagens Médicas
  5. Módulo: Telemedicina e Telessaúde
    • Introdução à Telemedicina e Telessaúde
    • Programas de Telessaúde no Brasil e no Mundo
    • Introdução às Aplicações Móveis em Saúde
    • Realidade Virtual e Telepresença na Medicina
    • Robótica Médica e Telecirurgia,
  6. Módulo: Sistemas de Apoio à Decisão em Medicina e Saúde
    • Introdução aos Sistemas de Apoio à Decisão
    • Inteligência Artificial e Redes Neurais em Saúde
  7. Módulo: Tecnologias e Aplicações da Internet na Saúde
    • Visão Geral das Tecnologias e Aplicações da Internet em Saúde
    • Qualidade da Informação em Saúde na Web
    • Aplicações e tecnologias da TV Digital Interativa em Saúde
  8. Módulo: Aplicações da Informática na Pesquisa em Saúde
    • Introdução à Pesquisa em Saúde
    • Aplicações na Pesquisa Básica e Clínica
    • Introdução à Pesquisa e Acesso à Informação
    • Publicações Eletrônicas em Saúde
    • Pesquisa Bibliográfica na Internet
  9. Módulo: Aplicações da Informática no Ensino e Aprendizdo em Saúde
    • Aplicações da Informática no Ensino em Saúde
    • Tecnologias de Áudio e Vídeo em Educação e Aprendizado
    • Planejamento e Desenvolvimento de EAD em Saúde
  10. Módulo: Desenvolvimento e Ensino da Informática em Saúde
    • O ensino da Informática em Saúde
    • Como desenvolver uma disciplina de Informática em Saúde
    • O que e como ensinar em Informática em Saúde
  11. Módulo: Informatização de Organizações de Atenção à Saúde
    • Informatização de Clínicas, Hospitais e Laboratórios
    • Desenvolvimento e Gestão de Sistemas de Informação em Saúde
  12. Módulo: Informática na Saúde Pública e e-Saúde
    • Introdução à Saúde Pública e Epidemiologia
    • Informática na Saúde Pública
    • Epidemiologia, VIgilância e Sistemas Georeferenciados
    • Introdução à e-Saúde
    • Sistemas de Intercâmbio de Informação em Saúde (HIE)

Veja aqui uma lista completa das aulas, demonstrações e exercícios do curso

TopoMétodo de Ensino

Para cumprir esse programa, o curso constará das seguintes atividades:

  •  Aulas teóricas, com apresentação de slides, seguidas de discussão entre os participantes
  •  Aulas práticas, com um participante por microcomputador, para demonstração e uso prático de softwares aplicativos genéricos e específicos utilizados no ensino da Informática em Saúde. Os participantes receberão previamente um manual didático e de uso e um roteiro de exercícios práticos propostos para o ensino. ;
  •  Grupos de trabalho, para realização de atividades conjuntas de elaboração de exercícios propostos.
  •  Seminários de discussão entre todos os participantes.
  • Quanto às atividades de capacitação docente sobre as aplicações médicas da Informática, cada aula ocupará um período e será composta de Discussão pedagógica sobre a área de aplicação e a metodologia de ensino da área de aplicação.. Os participantes receberão um roteiro didático proposto, e  bibliografia específica sobre cada área, previamente, que serão usadas para a discussão subsequente:
Trabalho de Conclusão de Curso, cada aluno deverá elaborar um planejamento de implantação de uma disciplina (Graduação, PG, ou Extensão) em informática em saúde em sua instituição de ensino, empresa, etc. Essa elaboração será feita durante a parte a distância e será apresentada em um evento por webconferência em tempo real.

Avaliação do Aprendizado

Para avaliação, serão consideradas as notas das
provas [ teste de múltipla escolha e as notas das apresentações de trabalhos realizados nas aulas, bem como a participação de cada aluno, o conteúdo do material coletado na Internet e sua interpretação e os questionamentos apresentados ao professor sobre eventuais dúvidas e/ou conclusões, nas aulas a distância. O TCC também contará nota.

TopoMaterial Fornecido

Cada aluno receberá uma pasta classificadora com extenso material, contendo:
  • Manul do Aluno, com Informações gerais e programa do curso, objetivos de aprendizagem, etc
  • Bibliografia extensa mais de 100 artigos e mais de 40 livros e relatórios técnicos eletrônicos e teses em texto completo em TI em Saúde
  • DVD com mais de 50 softwares de dominio público, aplicativos na área da saúde, e cópias de todos os textos em PDF, bem como vídeos gravados de todas as aulas
  • Copias dos slides de todas as aulas em PDF
  • Roteiros de estudos de todas as aulas, com bibliografia e recursos na Internet indicados
  • Roteiros de aulas práticas de todas as aulas (com sugestões para ensino)
  • Impressos dos slides com espaço para anotação
  • Folhas soltas para anotação e DVD em branco para downloads
Bibliografia oficial:

TopoSite do Curso

Todos os participantes inscritos terão acesso ao ambiente  do curso, antes, durante, e por um período de até 30 dias após o término do mesmo, mediante uma senha recebida na inscrição. O ambiente, montado na plataforma Moodle, contém:

  • Slides das aulas  
  • Bibliografia recomendada, inclusive e-books em texto completo  
  • Artigos de aprofundamento, c om texto completo  
  • Imagens, animações e diagramas didáticos  
  • Lista de recursos e links na Internet  
  • Exercícios e tarefas presenciais e a distância
  • Lista de discussão para perguntas e dúvidas  
  • Dados de contato dos outros participantes do curso
  • Sala de videoconferência para trabalho em grupo 
Entre no site de apoio do curso (apenas para alunos inscritos)

TopoCoordenação Didática e Científica

Renato M. E. Sabbatini, PhD 

  • Fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde (2000-presente) e coordenador do seu Centro Internacional de Tecnologias de Informação em Saúde (CITIS)
  • Secretario Executivo e coordenador do Grupo de Trabalho de Educação do Instituto HL7 Brasil (2011-presente)
  • Professor Associado e Ex-Chefe da Área de Informática Médica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (1986-2003)
  • Fundador, Pesquisador Associado e Ex-Diretor do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas (1983-2003).
  • Diretor de Informática da Associação Médica Brasileira (1994-1999)
  • Fundador (1983), vice-presidente, e presidente (1988-1990) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, e diretor de Educação e Capacitação Profissional (2008-2012)
  • Membro da Comissão de Educação a Distância da UNICAMP (1998-2003)
  • Membro da Comissão de Internet da Associação de Informática Médica Americana (AMIA)
  • Membro dos Grupos de Interesse de Informática para o Desenvolvimento e de Saúde 2.0 da Associação Internacional de Informática Médica (IMIA)
  • Consultor em Informática em Saúde para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) entre outras.
  • Fundador e editor-chefe das revistas Revista Brasileira de Informática em Saúde, Boletins Edumed News, Telemed News, SBIS News, Revista Informedica, Revista Informática em Saúde e Revista Informedic (site das revistas).
  • Autor de vários livros e centenas de artigos científicos e de divulgação na área

Home page: www.sabbatini.com/renato 

TopoCarga Horária e Número de Vagas

Carga Horária Presencial: 52 horas-aula + 10 horas de trabalhos práticos.
Carga Horária a Distância: 58 horas
Total: 120 horas

Até 25 vagas.

TopoDatas e locais

A próxima turma do curso será iniciada no dia 26 de janeiro de 2014 e tem término previsto para 16 de março de 2014. Os alunos terão um mes adicional para terminar e apresentar a monografia de conclusão de curso.

Datas da primeira parte a distância: 20 a 25 de janeiro a de fevereiro de 2014. 
Datas da parte presencial: 26 de janeiro a 1 de fevereiro de 2014.
Módulo extra (CPHIMS): 2 de fevereiro.
Datas da segunda parte a distância: 3 de fevereiro a 16 de março de 2014.

Local de realização da parte presencial:

Local: Sede do Instituto Edumed em Campinas. (Botafogo, Centro).

TopoInscrições e investimento

Um participante: R$ 3.600,00
Dois participantes da mesma instituição ou empresa: 10% de desconto; Por pessoa: R$ 3240,00
Três ou mais participantes: 15% de desconto. Por pessoa: R$ 3060,00

: Se você quiser pagar pelo PagSeguro, ainda poderá parcelar em várias vezes no cartão (porém com juros cobrados diretamente pelo PagSeguro). Se preferir essa opção, clique no botão abaixo para efetuar essa compra pelo UOL PagSeguro

Se você fizer o pagamento à vista através de TED bancário, há um desconto adicional, chegando ao valor total final de R$ 3.100,00.

O pagamento a vista deve ser feito por transferência para a conta bancária (por favor envie por email o comprovante de depósito):

Banco: Santander
Agência: 3910-0
Conta Corrente: 13.003081-5
Razão Social: Webpraxis International Ass Cons Ltda.
CNPJ: 03.184.756/0001-26
Referência: CVIS2013


TopoCertificação

Os aprovados terão direito a um certificado de aprimoramento universitário, concedido pelo Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde.

Atenção: os certificados serão concedidos somente para os alunos que completarem média final de 7,0 e presença minima de 100% na parte presencial e 20 horas na parte a distância.


Copyright 2013 Instituto Edumed
Atualizado em 13/12/2013
contato@edumed.org.br