Realização
Opiniões de
Alunos:
"O curso
foi de altíssimo nível e qualidade."
"O curso é
imperdível
para quem trabalha com saúde."
"Atendeu e
superou
minhas expectativas"
"Me senti
privilegiado
por ter aprendido
tanto em tão pouco
tempo, graças ao nosso Professor."
"A doação
de conhecimentos do
professor motivou em
todos o aprendizado constante"
Leia
opiniões de alunos do curso
|
IX Curso
de
Verão de Capacitação
Docente e Profissional em Informática em Saúde
Curso Intensivo de Férias
Aprimoramento Universitário
Modalidade Semipresencial
Carga horária:
62 horas presencial, 58 horas a distância. Total:140h
Fase
Presencial:
26 de janeiro a 1 de fevereiro de 2014
Campinas, SP
Coordenação Geral: Prof.Dr. Renato
M.E. Sabbatini, PhD
Com
módulo extra
gratuito de preparação para a certificação profissional
internacional CPHIMS
Objetivos
e Características
Assista a
trechos de uma aula típica do curso,
pelo Prof. Renato M.E. Sabbatini
|
Curso
de alta excelência, voltado a instituições e empresas que desejam
especialmente capacitar
seus docentes, instrutores, etc. na introdução
de cursos e
treinamentos voltados para a área de TICs em Saúde, bem como na
fundação de grupos de P&D na área.Também é
uma sólida introdução para quem deseja passar a trabalhar nessa área,
como
desenvolvedor,
professor, consultor ou pesquisador.
O
curso tem uma programação equivalente à uma mini-especialização,
mas
dada intensivamente em apenas 6 semanas, sendo uma semana presencial de forma intensiva e
integral, e o
restante à distância, através da Web. É ideal
para
quem tem pouco tempo para adquirir rapidamente uma formação básica e
muito abrangente na área. O
certificado emitido é de um curso de extensão universitária, pelo
Instituto Edumed.
No total,
o curso contém 49 aulas, 29 demonstrações práticas, mais de 60
vídeos, 50 tarefas e exercicios
práticos, quase 3.000 slides, e mais de 360 questões de múltipla
escolha, sendo portanto o
curso mais abrangente existente no Brasil hoje, em sua
categoria.
Este curso
foi dado sob a coordenação do Prof. Sabbatini 11 vezes entre 1989 e
2013, no Brasil e na Argentina, tendo formado cerca de 230 docentes e
profissionais e levado à criação de cerca de 20 núcleos e grupos de
informática biomédica nesses paises, sendo que grandes nomes da
informática em saúde nacional tiveram a sua introdução ao tema e início
de carreira neste curso.
Neste ano haverá um módulo extra gratuito para
todos os participantes interessados, no sétimo dia, de preparação para
o exame de certificação profissional CPHIMS
(Certified Professional in Health Information Management Systems),
promovido anualmente pela HIMSS (Health Information Management Systems
Society), nos EUA.
Público-Alvo
Profissionais
minimamente com curso de graduação em ciências da saúde ou em informática, engenharia e
áreas afins, que
pretendem atuar no ensino, pesquisa, implantação ou gestão de
tecnologias de informação em entidades públicas ou privadas para a área
da saúde. Excepcionalmente alunos de graduação dos últimos anos poderão
ser aceitos
Pré-Requisitos
- Ser
graduado em um curso superior (tecnólogo, licenciado ou
bacharel), em curso reconhecido.
- Ter
capacitação básica no uso de computadores, inclusive
programas
de produtividade (Office ou similar), e noções de
navegação, buscas e download de arquivos na Internet.
Realização
O curso
é organizado, promovido, realizado e coordenado
didatica-pedagogicamente pelo Centro Internacional de
Tecnologias de Informação em Saúde do Instituto Edumed para
Educação em Medicina e Saúde
uma
instituição de pesquisa,
desenvolvimento e
educação a distância em ciências da saúde.
Programa
A parte
presencial do curso será ministrado em 13
períodos, em 6 dias sucessivos. Haverá um módulo extra, no sétimo dia,
de preparação para o exame de certificação profissional CPHIMS (Certified
Professional in Health Information Management Systems), promovido
anualmente pela HIMSS (Health Information Management Systems Society),
nos EUA.
O curso é organizado em doze módulos
que cobrem boa parte do conteúdo de informática em saúde através dos
seguintes módulos e aulas:
- Módulo:
Introdução à Informática em Saúde
- Introdução
à Informática em Saúde
- O
Profissional de Informática em Saúde
- Ética
Profissional em Informática em Saúde
- História
da Informática em Saúde no Brasil e no Mundo
- Fontes
de Formação e Informação em Informática em Saúde
- Módulo:
Prontuário Eletrônico do Paciente
- Introdução
ao Prontuário Eletrônico do Paciente
- Segurança
e Confidencialidade do Prontuário Eletrônico do Paciente
- Gestão
Eletrônica de Documentos em Saúde (GED)
- Certificação
de Registros Eletrônicos de Saúde
- Prescrição
Eletrônica, Solicitação e Controle de Exames Médicos
- Prontuário
Pessoal de Saúde
- Módulo:
Padrões em Informática em Saúde
- Introdução
aos Padrões em Informática em Saúde
- Padrões
de Interoperabilidade de Registros Eletrônicos de Saúde
- Padrões
para a Arquitetura de Registros Eletrônicos de Saúde
- Padrões
de Intercâmbio de Informações em Saúde Suplementar
- Módulo:
Processamento de Sinais e Imagens Médicas
- Introdução
ao Processamento de Sinais e Imagens Médicas
- Modalidades
de SInais e Imagens Médicas
- PACS:
Sistemas de Armazemento e Comunicação de Imagens
- Técnicas
de Processamento de Sinais e Imagens Médicas
- Módulo:
Telemedicina e Telessaúde
- Introdução
à Telemedicina e Telessaúde
- Programas
de Telessaúde no Brasil e no Mundo
- Introdução
às Aplicações Móveis em Saúde
- Realidade
Virtual e Telepresença na Medicina
- Robótica
Médica e Telecirurgia,
- Módulo:
Sistemas de Apoio à Decisão em Medicina e Saúde
- Introdução
aos Sistemas de Apoio à Decisão
- Inteligência
Artificial e Redes Neurais em Saúde
- Módulo:
Tecnologias e Aplicações da Internet na Saúde
- Visão
Geral das Tecnologias e Aplicações da Internet em Saúde
- Qualidade
da Informação em Saúde na Web
- Aplicações
e tecnologias da TV Digital Interativa em Saúde
- Módulo:
Aplicações da Informática na Pesquisa em Saúde
- Introdução
à Pesquisa em Saúde
- Aplicações
na Pesquisa Básica e Clínica
- Introdução
à Pesquisa e Acesso à Informação
- Publicações
Eletrônicas em Saúde
- Pesquisa
Bibliográfica na Internet
- Módulo:
Aplicações da Informática no Ensino e Aprendizdo em Saúde
- Aplicações
da Informática no Ensino em Saúde
- Tecnologias
de Áudio e Vídeo em Educação e Aprendizado
- Planejamento
e Desenvolvimento de EAD em Saúde
- Módulo:
Desenvolvimento e Ensino da Informática em Saúde
- O
ensino da Informática em Saúde
- Como
desenvolver uma disciplina de Informática em Saúde
- O
que e como ensinar em Informática em Saúde
- Módulo:
Informatização de Organizações de Atenção à Saúde
- Informatização
de Clínicas, Hospitais e Laboratórios
- Desenvolvimento
e Gestão de Sistemas de Informação em Saúde
- Módulo: Informática na Saúde Pública e
e-Saúde
- Introdução
à Saúde Pública e Epidemiologia
- Informática
na Saúde Pública
- Epidemiologia,
VIgilância e Sistemas Georeferenciados
- Introdução
à e-Saúde
- Sistemas
de Intercâmbio de Informação em Saúde (HIE)
Veja
aqui uma lista
completa das aulas, demonstrações e exercícios do curso
Método
de Ensino
Para
cumprir esse programa, o curso constará das seguintes atividades:
- Aulas teóricas, com
apresentação de slides, seguidas de discussão entre os participantes
- Aulas
práticas, com um
participante por microcomputador, para demonstração e uso prático de
softwares aplicativos genéricos e específicos utilizados no ensino da
Informática em Saúde. Os
participantes receberão previamente um manual didático e de uso e um
roteiro de exercícios práticos propostos para o ensino.
;
- Grupos
de trabalho, para
realização de atividades conjuntas de elaboração de exercícios
propostos.
- Seminários
de discussão entre
todos os participantes.
- Quanto
às atividades de
capacitação
docente sobre as aplicações médicas da Informática, cada
aula ocupará
um período e será composta de Discussão
pedagógica sobre a
área de aplicação e a
metodologia de ensino da área de aplicação..
Os participantes receberão um
roteiro didático proposto, e
bibliografia específica
sobre cada área, previamente, que serão usadas para a discussão
subsequente:
Trabalho de
Conclusão de Curso, cada
aluno deverá elaborar um planejamento de implantação de uma disciplina
(Graduação, PG, ou Extensão) em informática em saúde em sua instituição
de ensino, empresa, etc. Essa elaboração será feita durante a parte a
distância e será apresentada em um evento por webconferência em tempo
real.
Avaliação do Aprendizado
Para avaliação, serão consideradas as notas das provas
[ teste de múltipla escolha e as notas das
apresentações de trabalhos realizados nas aulas, bem como a
participação de cada aluno, o conteúdo do material coletado na Internet
e sua interpretação e os questionamentos apresentados ao professor
sobre eventuais dúvidas e/ou conclusões, nas aulas a distância. O TCC
também contará nota.
Material Fornecido
Cada aluno
receberá uma pasta classificadora com extenso material, contendo:
- Manul do
Aluno, com Informações gerais e
programa do curso, objetivos de aprendizagem, etc
- Bibliografia
extensa mais de 100 artigos
e mais de 40 livros e relatórios técnicos eletrônicos e teses em texto
completo em TI em Saúde
- DVD com
mais de 50 softwares de dominio
público, aplicativos na área da saúde, e cópias de todos os textos em
PDF, bem como vídeos gravados de todas as aulas
- Copias
dos slides de todas as aulas em
PDF
- Roteiros
de estudos de todas as aulas,
com bibliografia e recursos na Internet indicados
- Roteiros
de aulas práticas de todas as
aulas (com sugestões para ensino)
- Impressos
dos slides com espaço para
anotação
- Folhas
soltas para anotação
e DVD em branco para downloads
Bibliografia
oficial:
Site
do Curso
Todos
os participantes inscritos
terão acesso ao ambiente do curso, antes, durante, e por um
período
de até 30 dias após o término do mesmo, mediante uma senha recebida na
inscrição. O ambiente, montado na plataforma Moodle, contém:
- Slides
das aulas
- Bibliografia
recomendada, inclusive
e-books em texto completo
- Artigos
de aprofundamento, c om
texto completo
- Imagens,
animações e diagramas
didáticos
- Lista
de recursos e links na
Internet
- Exercícios
e tarefas presenciais e a distância
- Lista
de discussão para perguntas e
dúvidas
- Dados
de contato dos outros
participantes do curso
- Sala
de videoconferência para
trabalho em grupo
Entre
no site
de apoio do curso (apenas para alunos inscritos)
Coordenação
Didática e Científica
Renato
M. E.
Sabbatini, PhD
- Fundador
e presidente do Instituto Edumed
para Educação em Medicina e Saúde (2000-presente) e
coordenador do
seu Centro Internacional
de Tecnologias de Informação em Saúde (CITIS)
- Secretario
Executivo e coordenador do Grupo de Trabalho de Educação do Instituto
HL7 Brasil (2011-presente)
- Professor
Associado e Ex-Chefe da Área de Informática Médica da Faculdade de
Ciências Médicas da UNICAMP (1986-2003)
- Fundador,
Pesquisador Associado e Ex-Diretor do Núcleo de
Informática Biomédica da Universidade
Estadual de Campinas (1983-2003).
- Diretor
de Informática da Associação Médica
Brasileira (1994-1999)
- Fundador
(1983), vice-presidente, e presidente (1988-1990) da Sociedade Brasileira
de Informática em Saúde, e diretor
de Educação e Capacitação Profissional (2008-2012)
- Membro
da Comissão de Educação a Distância da UNICAMP (1998-2003)
- Membro
da Comissão de Internet da Associação de Informática Médica Americana (AMIA)
- Membro
dos Grupos de Interesse de Informática para o Desenvolvimento e de
Saúde 2.0 da Associação Internacional de
Informática Médica (IMIA)
- Consultor
em Informática em Saúde para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização
Panamericana de Saúde (OPAS), Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID), Conselho Nacional
de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) entre outras.
- Fundador
e editor-chefe das revistas Revista Brasileira de Informática em Saúde,
Boletins Edumed News, Telemed News, SBIS News, Revista Informedica,
Revista Informática em Saúde e
Revista Informedic (site das revistas).
- Autor
de vários livros e centenas de artigos científicos e de divulgação na
área
Home
page: www.sabbatini.com/renato
Carga
Horária e Número
de Vagas
Carga
Horária Presencial: 52 horas-aula + 10 horas de trabalhos
práticos.
Carga Horária a Distância: 58 horas
Total: 120 horas
Até
25
vagas.
Datas
e locais
A
próxima turma do curso será
iniciada no dia 26 de janeiro de 2014 e tem término previsto para 16 de
março de 2014. Os alunos terão um mes adicional para
terminar e apresentar
a monografia de conclusão de curso.
Datas
da primeira parte a
distância: 20 a 25 de janeiro a de fevereiro de
2014.
Datas da
parte presencial: 26
de janeiro a 1 de fevereiro de 2014. Módulo
extra (CPHIMS): 2 de fevereiro.
Datas da segunda
parte a distância: 3 de fevereiro a 16 de março de 2014.
Local de
realização da parte presencial:
Local:
Sede do
Instituto Edumed em Campinas. (Botafogo, Centro).
Inscrições
e
investimento
Um
participante: R$ 3.600,00
Dois participantes da mesma instituição ou empresa: 10% de desconto;
Por pessoa: R$ 3240,00
Três ou mais participantes: 15% de desconto. Por pessoa: R$ 3060,00
: Se
você quiser pagar pelo PagSeguro,
ainda poderá parcelar em várias vezes no cartão (porém com juros
cobrados diretamente pelo PagSeguro). Se preferir essa opção, clique no
botão abaixo para efetuar essa compra pelo UOL PagSeguro
Se
você fizer o pagamento à vista através de TED bancário, há um
desconto adicional, chegando ao valor total final de R$ 3.100,00.
O
pagamento a vista deve ser feito por transferência para a conta
bancária (por favor envie por email o comprovante de depósito):
Banco: Santander
Agência: 3910-0
Conta Corrente: 13.003081-5
Razão Social: Webpraxis International Ass Cons Ltda.
CNPJ: 03.184.756/0001-26
Referência: CVIS2013
Certificação
Os
aprovados
terão direito a um certificado de aprimoramento
universitário,
concedido pelo Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde.
Atenção:
os certificados serão concedidos somente para os alunos que completarem
média final de 7,0 e presença minima de 100% na parte presencial e 20
horas na parte a distância.
Copyright
2013 Instituto Edumed
Atualizado
em 13/12/2013
contato@edumed.org.br
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