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XI Curso de Verão de Capacitação
Docente e Profissional em Informática em Saúde

Curso Intensivo de Férias
Aprimoramento Universitário
Modalidade Semipresencial

Carga horária: 132 horas

Início da Fase Presencial: 
22 a 29 de janeiro 2017
Campinas, SP

Coordenação Geral: Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD

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TopoAulas Expositivas do Curso

  1. Introdução à Informática em Saúde
  2. História da Informática em Saúde no Mundo
  3. História da Informática em Saúde no Brasil
  4. Fontes de Formação e Informação em Informática em Saúde
  5. O Profissional de Informática em Saúde
  6. A Ética Profissional em Informática em Saúde
  7. O Prontuário Eletrônico do Paciente
  8. Prescrição Eletrônica, Pedidos e Ordens Médicas
  9. Prontuário Pessoal Eletrônico de Saúde
  10. Gestão Eletrônica de Documentos em Saúde
  11. Segurança e Confidencialidade do PEP
  12. Certificação de Registros Eletrônicos de Saúde .
  13. Introdução aos Padrões em Informação em Saúde
  14. Padrões de Terminologia em Saúde
  15. Padrões para Interoperabilidade de Registros Eletrônicos de Saúde
  16. Padrões para Arquitetura de Registros Eletrônicos de Saúde
  17. Padrões de Trocas de Informação em Saúde Suplementar
  18. Introdução ao IHE (Integrating the Health Enterprise).
  19. Introdução aos Sistemas de Apoio à Decisão em Saúde
  20. Aplicações da Inteligência Artificial e Redes Neurais em Saúde
  21. Introdução ao Processamento de Sinais e Imagens Médicas
  22. Modalidades de Sinais e Imagens Médicas
  23. Introdução ao PACS
  24. Técnicas de Processamento de Sinais e Imagens Médicas
  25. Introdução à Telemedicina e Telessaúde
  26. Introdução às aplicações móveis em saúde
  27. Realidade Virtual e Telepresenca na Medicina
  28. Robótica Médica e Telecirurgia
  29. Introdução às Tecnologias da Internet
  30. Aplicações da Internet na Saúde
  31. Qualidade das informações em saúde na Web
  32. Introdução à TV Digital Interativa
  33. Aplicações da TV Digital Interativa na Saúde
  34. Introdução a Pesquisa em Medicina e Saúde
  35. Aplicações da informática na pesquisa em saúde
  36. Introdução a Pesquisa e Acesso à Informação
  37. Pesquisa Bibliográfica em Saúde
  38. Publicações eletrônicas
  39. Aplicações da informática na educação em saúde
  40. Tecnologias de Áudio e Vídeo em Educação e Aprendizado
  41. Planejamento e desenvolvimento de EAD em Saúde
  42. Introdução à Educação em Informática em Saúde
  43. Desenvolvimento de Cursos e Disciplinas em Informática para a Saúde
  44. Formação e Educação Profissional em Informática em Saúde
  45. Introdução à Saúde Pública e Epidemiologia
  46. Introdução à Informática na Saúde Pública
  47. Aplicações da Informática na Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Georeferenciamento
  48. Introdução à e-Saúde
  49. Redes de Intercâmbio de Informações em Saúde
  50. Informatização de Hospitais
  51. Informatização de Consultórios
  52. Informatização de Laboratórios
  53. Informatização de Clínicas de Diagnóstico por Imagens

TopoDemonstrações do Curso

  1. Um PEP on-line (MeuProntuário):
  2. Um sistema on-line de prescrição eletrônica (MeuProntuário):
  3. Um sistema on-line de pedido de exames (MeuProntuario):
  4. Um Prontuário Pessoal Eletrônico de Saúde (Minha Saúde On-Line)
  5. Gestão Eletrônica de Documentos (AlFresco) (YT)
  6. Implementação de um arquétipo em openEHR
  7. Sistema de gestão de faturamento médico pelo TISS (YT)
  8. Processamento de Imagens Médicas em 3D:
  9. Uso avançado do software ImageJ:
  10. Uso de Videoconferência em Telemedicina
  11. Aplicativo Médico Móvel Integrado (GlucoseBuddy)
  12. TV Digital interativa usando Ginga
  13. Como Utilizar um Programa de Estatística (EPI-INFO): Análise de Dados (3 videos) (YT)
  14. Pesquisa Bibliográfica Parte I: PubMed
  15. Pesquisa Bibliográfica Parte II: Google Acadêmico
  16. Como usar um software de gestão bibliográfica JabRef (YT)
  17. Como criar e editar artigos em um Wiki (YT)
  18. Criação, Conversão e Organização de Livro Eletrônico (YT)
  19. Tecnologias de aulas expositivas a distância
  20. Software interativo de aprendizado de anatomia e fisiologia respiratória
  21. Como gravar uma aula em vídeo usando o Camtasia 6
  22. Como criar uma aula on-line usando o Moodle
  23. Como dar um curso sobre uso de softwares de produtividade (YT)
  24. Como Funciona um Sistema de Informações de Laboratório:
  25. Como funciona um software para laboratórios clínicos (YT)
  26. Criação de vários tipos de mapas epidemiológicos usando EpiMap 7:
  27. Uso do TABNET para análise de dados epidemiológicos em saúde do DATASUS (YT)
  28. Uso do sistema Mirth Connect para intercâmbio de dados em saúde
  29. Sistema de controle e prevenção de infeccções hospitalares

TopoVídeos Educacionais do Curso

  1. A tecnologia no futuro da saúde (Microsoft Future Visions) (YT)
  2. História da Informática em Saúde:
  3. Oportunidades no setor de TI em saúde no Brasil:
  4. O que é o curso de bacharelado em Informática Biomédica:
  5. Terminal de beira de leito (Philips Care Servant) (YT)
  6. Como funciona a assinatura digital (YT)
  7. Entrevista sobre Prontuário Eletrônico (Dr Renato Sabbatini) - SISS Vimeo
  8. Gestão Eletrônica de Documentos:
  9. O Padrão TISS 3.0:
  10. Tecnologias inteligentes em informática em saúde:
  11. Como Funciona uma Rede Neural Artificial:
  12. Algoritmos genéticos (YT)
  13. Processamento de sinais e imagens na terapia em saúde:
  14. Modalidades de Sistemas de Imagens Médicas:
  15. Utilização do PACS no Hospital da Cruz Vermelha de Lisboa (YT)
  16. O que é e como funciona a telemedicina:
  17. Telemedicina no Brasil:
  18. O futuro da mSaúde (YT)
  19. Realidade Virtual e Telepresença:
  20. Cirurgia Robótica e Telecirurgia:
  21. Aplicações de Robôs em Saúde:
  22. Entrevista Dr. Sabbatini: Como a Web 3.0 Impacta a Saúde (YT)
  23. Sistema Brasileiro de TV Digital: Aplicações Interativas em Saúde (YT)
  24. Bioinformática (debate em 5 partes)
  25. Como Funciona o Google (YT)
  26. Como Funciona a Educação a DIstância (YT)
  27. Como funciona o ensino telepresencial via satélite (YT)
  28. Simulação computadorizada no ensino de medicina:
  29. Programas profissionais em Informática em Saúde no Exterior:
  30. Terminal de beira de leito: o sistema Care Servant (YT)
  31. Uso de Tablets e Smartphones no Hospital:
  32. Automação de laboratórios:
  33. Aplicações em Saúde Pública:
  34. Conceitos e Ferramentas de Epidemiologia (UNASUS/UFSC):
  35. Formas Alternativas de Coleta de Dados de Saúde:
  36. Estratégias para e-Saúde no Brasil:

TopoExercícios Práticos do Curso

  1. Visita a site e recursos de Informática em Saúde
  2. Participação em Mídias em Informática em Saúde
  3. Busca e localização de informações em informática em saúde
  4. Discussão de casos de ética profissional em Informática em Saúde
  5. Estrutura de um registro médico
  6. Utilização de um PEP on-line
  7. Utilização de prescrição eletrônica e pedido de exames on-line
  8. Utilização de um prontuário pessoal eletrônico de saúde on-line
  9. Uso do GED no Prontuário Eletrônico de Saúde on-line
  10. Uso de Certificado Digital na confidencialidade e assinatura do PEP
  11. Resolução de um caso de certificação de registro eletrônico de saúde
  12. Codificação CID e TUSS
  13. Codificação em SNOMED CT
  14. Codificação de mensagens em HL7 V2
  15. Codificação de receita de medicamento em XML
  16. Criação de um arquétipo em openEHR
  17. Elaboração de um registro CCR on-line
  18. Emissão de uma conta médica usando o TISS
  19. Uso de um sistema de apoio à terapia medicamentosa on-line
  20. Uso de um sistema de apoio ao diagnóstico diferencial on-line
  21. Uso de calculadoras médicas on-line
  22. Como funciona um algoritmo médico
  23. Uso de uma bases de dados on-line sobre doenças
  24. Uso de um sistema de IA baseado em árvore de decisão
  25. Uso de um sistema de reconhecimento de voz on-line
  26. Uso de um sistema de síntese de voz on-line
  27. Uso de um sistema de coficação automática de SNOMEd em linguagem natural em medicina
  28. Uso de um sistema de AI baseado em redes neurais
  29. Processamento de um sinal biológico
  30. Processamento de Imagens médicas
  31. Utilização de um PACS via Web
  32. Processamento avançado de imagens com ImageJ
  33. Uso de um sistema de telemedicina on-line
  34. Utilização e avaliação de um app móvel em saúde
  35. Desenvolvimento de um site profissional na Web
  36. Visita a recursos e ferramentas da Web em saúde
  37. Avaliação da qualidade da informação em um site de saúde
  38. Simulações de TV Digital Interativa
  39. Delineamento de um projeto de pesquisa
  40. Coleta e análise estatística de dados de pesquisa usando o Epi Info 7
  41. Pesquisa de informações on-line
  42. Pesquisa Bibliográfica On-LIne usando o Google Acadêmico e o PubMed
  43. Uso de um sistema de gestão de referências biblográficas JabRef
  44. Visita e avaliação de modelos de revistas científicas eletrônicas
  45. Criação de publicações eletrônicas (wiki e blog)
  46. Criação de um e-book usando Sigil
  47. Uso de Aprendizado por Simulação de Caso Clínico
  48. Uso de um sistema de simulação gráfica em medicina
  49. Uso de um sistema de simulação matemática complexa (mecânica cardiovascular)
  50. Uso de várias tecnologias de tutorial interativo
  51. Software interativo de aprendizado de anatomia e fisiologia
  52. Produção de uma apresentação em áudio e vídeo
  53. Participação em uma webvideoconferência interativa
  54. Planejamento de um curso/aula a distância
  55. Produção de uma aula a distância usando o Moodle
  56. Elaboração de um exercício para aprendizado de informática em saúde
  57. Elaboração de um programa educacional em informática em saúde
  58. Uso de um sistema de informatização de clinicas
  59. Utilização de um sistema de gestão de laboratório
  60. Utilização de bases de dados coletivos em saúde (DATASUS e TABNET)
  61. Utilização de um sistema de controle e prevenção de infecções hospitalares
  62. Uso do Epi-Map para produzir mapa epidemiológico
  63. Uso de uma rede de intercâmbio de informações em HL7 v3

TopoAtividades de Avaliação do Curso

O aluno terá que responder a 400 questões de múltipla escolha, associação, verdadeiro/falso, etc. ao longo do curso.


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