Realização
Instituto
Edumed
Outros
cursos:
Capacitação em Certificação de
Registros Eletrônicos
de Saúde
Bioestatística
Medicina
Baseada em Evidência
Internet e
Pesquisa Bibliográfica em Saúde
Tecnologias
de Áudio e Vídeo em Educação
Apoio:
Sabbatini Consultores Associados
|
Curso
Totalmente a Distância por Vídeo via Internet
IS-003
Curso
On-Line de Padrões em Informação em Saúde
Curso
com Vídeo-Aulas, Tutoria, Interação e Certificado
Coordenadação Geral e Docência:
Prof.Dr. Renato M.E.
Sabbatini, PhD
Curso de oferta continua. Entre e
curse quando quiser
Duração: 4 semanas
Carga horária total: 18 h
Apenas R$ 540,00
Inscreva-se
agora!
Objetivos
Assista
uma apresentação do curso
pelo Prof. Sabbatini
Outros
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Veja aqui:
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dos Cursos Modulares
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completo, com todos os modulos? Inicio dia 1/Março
|
O
curso tem como objetivos:
- Dar uma
introdução sucinta ao problema, necessidades, criação e implementação
de padrões nacionais e internacionais utilizados em sistemas de
informação em saúde, quais são os mais conhecidos e como funcionam, nas
áreas de terminologia, comunicação e representação de informação.
- Dar noções sobre os padrões usados em
informação em saúde, nas áreas
de intercomunicação, interoperabilidade e arquitetura, examinando em
maior detalhe os padrões Health Level 7 (HL7), openEHR e Troca de
Informações em Saúde Suplementar (TISS);
- Fazer uma revisão dos problemas de
intercâmbio de dados em saúde, focando nas contas médicas e apresentar
o conjunto de padrões denominado TISS (Troca de Informações em Saúde
Suplementar) adotado no Brasil, suas características e formas de
operação, vantagens e problemas.
Público-Alvo
Estudantes
e profissionais oriundos de cursos de graduação em ciências da saúde ou em informática, engenharia e
áreas afins, que
pretendemadquirir conhecimentos sobre o tema, ou atuar no ensino,
pesquisa, desenvolvimento, implantação ou
gestão de tecnologias de informação e comunicação em entidades públicas
ou
privadas para a área
da saúde.
Atenção.
Alunos de Cursos Superiores no Brasil: Este
curso pode valer créditos para sua carga horária obrigatória
de
atividades extracurriculares. Fale com seu coordenador de curso e
solicite abono do número de horas aqui indicado. Convide
outros colegas do seu curso e obtenha descontos especiais para grupos
de faculdades.
Programa
Aulas
expositivas
|
4
|
Slides
|
185
|
Demonstrações
de software
|
4
|
Vídeos
educativos
|
1
|
Tarefas e
exercícios
|
4
|
Temas para
debate
|
1
|
Testes
de avaliação
|
4
|
Questões de
avaliação
|
20
|
Enquetes
|
5 |
Os
temas cobertos pelo curso são:
- Introdução
aos Padrões de Informação em Saúde
- Padrões para Interoperabilidade de
Registros Eletrônicos de Saúde
- Padrões para Arquitetura de Registros
Eletrônicos de Saúde
- Padrões para Intercâmbio de Informações
em Saúde Suplementa
Método
de Ensino
Para
cumprir esse programa, o curso constará das seguintes atividades,
realizadas integralmente a distância:
- Aulas teóricas,
gravadas em vídeo, com
apresentação de slides, com duração de 20 a 50 minutos, e que podem ser
vistas e revistas a qualquer momento pelo aluno.
- Demonstrações práticas
de uso de softwares aplicativos em saúde, também gravadas, e que podem
ser vistas a qualquer momento.
- Vídeos instrutivos,
que mostram aspectos interessantes, casos reais, etc. para ilustrar
aplicações.
- Aulas
práticas de uso prático de
softwares aplicativos genéricos e específicos utilizados no ensino da
Informática em Saúde. Os
participantes receberão previamente o software para descarregamento e
instalação em seus computadores, bem como um
roteiro de exercícios práticos propostos, que deverão realizar
autonomamente;
- Leituras dirigidas.
com textos recomendados, sites da Internet, etc., inclusive capítulos
dos livros indicados;
- Fóruns de discussão
pela Web entre
todos os participantes e o professor, a partir de temas de debate, ou
para a resolução de dúvidas e perguntas, com envolvimento direto do
próprio professor nas respostas (este curso não tem tutores).
Dúvidas
sobre como funciona a educação a distância? Clique aqui para
respondê-las!
Pré-Requisitos
- Ter
conhecimentos básicos do uso de computadores, inclusive programa de
processamento de textos (Word ou equivalente). Ter noções básicas de
navegação, buscas e download de arquivos na Internet.
- Ter
um endereço individual de email, e acesso à Internet em banda larga
para poder assistir às aulas de vídeo
- Ter
disponibilidade de estudar no minimo 4 horas por semana,
por conta
própria, por 2 semanas.
Realização
O curso
é organizado, promovido, realizado e coordenado
didatica-pedagogicamente pelo Centro
Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação em
Saúde do
Instituto Edumed para
Educação
em
Medicina e Saúde, uma instituição de pesquisa,
desenvolvimento em tecnologias de informação e comunicação em educação
e saúde, e educação a distância em várias áreas do saber.
Site do
curso
Todos
os participantes inscritos
terão acesso ao ambiente do curso por um período de até 15
dias após o mesmo, mediante uma senha recebida na inscrição. O ambiente
contém:
- Slides
e videos das aulas
- Bibliografia
recomendada
- Artigos
de aprofundamento
- Imagens,
vídeos, animações e diagramas
didáticos
- Softwares
aplicativos
- Lista
de recursos e links na
Internet
- Lista
de discussão para perguntas e
dúvidas
- Questionarios
interativos de
avaliação do conhecimento
- Tarefas
e exercícios propostos
- Dados
de contato dos outros
participantes do curso
Clique
aqui
para entrar no site do curso (somente para inscritos)
Docente
Renato
M. E.
Sabbatini, PhD
- Fundador
e presidente do Instituto Edumed
para Educação em Medicina e Saúde (2000-presente) e
coordenador do
seu Centro Internacional
de Tecnologias de Informação em Saúde (CITIS)
- Secretario
Executivo e coordenador do Grupo de Trabalho de Educação do Instituto
HL7 Brasil (2011-presente)
- Professor
Associado e Ex-Chefe da Área de Informática Médica da Faculdade de
Ciências Médicas da UNICAMP (1986-2003)
- Fundador,
Pesquisador Associado e Ex-Diretor do Núcleo de
Informática Biomédica da Universidade
Estadual de Campinas (1983-2003).
- Diretor
de Informática da Associação Médica
Brasileira (1994-1999)
- Fundador
(1983), vice-presidente, e presidente (1988-1990) da Sociedade Brasileira
de Informática em Saúde, e diretor
de Educação e Capacitação Profissional (2008-2012)
- Membro
da Comissão de Educação a Distância da UNICAMP (1998-2003)
- Membro
da Comissão de Internet da Associação de Informática Médica Americana (AMIA)
- Membro
dos Grupos de Interesse de Informática para o Desenvolvimento e de
Saúde 2.0 da Associação Internacional de
Informática Médica (IMIA)
- Consultor
em Informática em Saúde para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização
Panamericana de Saúde (OPAS), Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID), Conselho Nacional
de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) entre outras.
- Fundador
e editor-chefe das revistas Revista Brasileira de Informática em Saúde,
Boletins Edumed News, Telemed News, SBIS News, Revista Informedica,
Revista Informática em Saúde e
Revista Informedic (site das revistas).
- Autor
de vários livros e centenas de artigos científicos e de divulgação na
área
Home
page: www.sabbatini.com/renato
Datas
e Carga Horária
Início: A qualquer momento. O
curso é totalmente assincrônico, e o aluno pode matricular-se, entrar e
fazer o curso quando quiser..
Carga
horária: 18 horas com 4
semanas de
duração
Investimento
e Inscrições
A
inscrição no curso é individual e pode ser feita apenas pela Internet,
clicando no botão abaixo.
- Custo:
Apenas R$ 540,00
- Local da
Inscrição: A
inscrição no curso é individual e pode ser feita apenas pela Internet.
Os dados de nome, endereço, email, telefone, etc. são coletados no ato
de pagamento da inscrição, também via Internet. Por favor complete-os
integralmente.
- Atenção:
Ao clicar no botão você já se comprometerá formalmente em fazer o
curso,
posteriormente receberá uma confirmação de aceitação da matrícula e de
pagamento do investimento, pelo
email. Por isso, confira cuidadosamente se seu email está
correto.Informe também
telefone(s) para contato.
- Email
individual: É necessário ter um
email individual para participar do curso. Não forneça o email do
financeiro da empresa, por exemplo
- Desconto
para grupos: são
oferecidos descontos para grupos de 2 ou mais participantes da mesma
empresa ou instituição. Favor
entrar em contato para solicitar uma cotação.
O
pagamento é realizado pelo sistema
PagSeguro,
por cartão de crédito, débito em
conta, ou boleto. Trabalhamos com todos os cartões e os principais
bancos, e
também com pagamentos por boletos e por débito em conta. É um site UOL
absolutamente seguro, que não comunica seus dados financeiros ao
vendedor.
Outras
informações importantes, leia com atenção antes de comprar o curso:
- Código
do usuário e senha de acesso: após a
secretaria
acadêmica ter recebido seu pagamento, serão enviados pelo aluno, também
por email.
- Desistência: Em
caso de desistência após o aluno ter entrado pelo menos uma vez no site
do curso, o valor pago não será
devolvido. Em caso de desistência antes do curso começar, o
valor pago será devolvido, com uma taxa de 10% de custos
administrativos e de cobrança
-
Regulamento
de uso: Leia
o regulamento
de participação
em cursos do Instituto Edumed. Ao
comprar o curso você automaticamente aceita os regulamentos.
- Em
caso de dúvida ou problema. Contato: Dra.
Silvia ou Dr. Renato. Tel (19) 3287-5958 no horário
comercial.
ou por email contato@edumed.org.br
Número
de vagas
Máximo:
Cem (100). O Instituto
Edumed se reserva o direito de abrir o curso apenas quando o número
mínimo de 10 (dez) alunos for
alcançado.
Em caso de cancelamento do curso, o valor da inscrição pago será
devoldido aos alunos, ou os mesmos poderão escolher outro curso de
igual valor.
Certificação
Os
inscritos que completarem um mínimo de 50% dos créditos receberão
certificado de aprovação do Curso de Educação Continuada do
Instituto
Edumed para Educação em Medicina e Saúde.
Clique
aqui para
ver uma amostra do certificado.
Copyright
2013-2016 Instituto Edumed
Atualizado
em 30/01/2016
contato@edumed.org,br
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